sábado, 7 de agosto de 2010

ESTRÉIA CINE MAIS NO CINECLUBE BELÉM INSULAR

O HOMEM QUE VIROU SUCO, na estréia do Cineclube Belém Insular.

O filme de João Batista de Andrade acompanha o malsinado poeta popular Deraldo, que, enrascado com a fome e a miséria no nordeste brasileiro, vê-se obrigado a deixar a terra natal em busca de alento na grande cidade de São Paulo. Mas nada dá certo pra ele, sem dinheiro, desalentado, confundido com um sósia operário nordestino que assassinou o patrão, perseguido pela polícia – a trajetória de Deraldo vai revelando as contradições de uma cidade imponente, violenta e desigual. O homem que virou suco se tornou célebre na cinematografia brasileira por sua difusão no circuito cineclubista e nos movimentos sociais superar, em adesão de público, a difusão nas salas comerciais, fato este que motivou sua seleção para a estréia do Cineclube Belém Insular. Até hoje é um dos filmes a que mais recorrem professores quando pretendem discutir a questão da migração nordestina para o sudeste do país nos anos 70 e 80.


 

Programação mês de agosto (sempre às terças-feiras):

Dia 10, 17:00h – O HOMEM QUE VIROU SUCO. 1980. Direção: João Batista de Andrade. Escola Bosque, Auditório.

Dia 17, 18:00h – SANEAMENTO BÁSICO, O FILME. 2007. Direção: Jorge Furtado. Escola Bosque, Auditório.

Dia 24, 18:00h – MACUNAÍMA. 1969. Direção: Joaquim Pedro de Andrade. Escola Bosque, Auditório.

Dia 31, 18:00h – LÚCIO FLÁVIO, O PASSAGEIRO DA AGONIA. 1977. Direção: Héctor Babenco. Escola Bosque, Auditório. (Início da mostra Clássicos do Cinema Policial Brasileiro)


 

O CINECLUBE BELÉM INSULAR é uma realização do MMIB (Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém), Escola Bosque, Cine Mais Cultura, MINC, SECULT/Pa.


 

Contatos: cineinsular@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário