segunda-feira, 29 de novembro de 2010

"Por trás do pano" será exibido em Outeiro

POR TRÁS DO PANO


Escola Bosque, Auditório, terça-feira, 30 de Novembro de 2010.

Uma trama em que arte e vida se confundem, em que a representação da existência humana pelo teatro e a teatralização da vida fundem-se num só corpo. Helena é uma atriz amadora que recebe o convite de um diretor e ator de teatro famoso e consagrado, Sérgio, para encenar o grande drama de Shakespeare, Macbeth, a oportunidade de sua vida. Mas a coisa não é tão simples. Helena tem medos e receios que tenta compartilhar com o marido, nem sempre interessado. Descobre que o grande homem do teatro é casado com Laís, uma arquiteta bela e carente, é relapso com as coisas do lar e egoísta. Os quatro envolvem-se, então, num clima de ciúmes, conflitos e descobertas, típicos do teatro e acabam encenando, na própria vida, alguns dos dramas próximos aos vividos por Macbeth e sua Lady. Luís Villaça, o diretor do filme, explora a circunstância e aproxima a vida de sua representação.

“Por trás do pano”. 1999, 90 min. Direção de Luís Villaça.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Consciência Negra e Cinema em Outeiro

CONSCIÊNCIA NEGRA e CINEMA no CINECLUBE BELÉM INSULAR.

A partir de quarta-feira, 17 de Novembro, começa a programação com a temática Consciência Negra no Cineclube Belém Insular.

O negro protagoniza

O Cineclube traz a temática negra para onde lhe cabe, o cinema, com filmes nos quais o negro é o protagonista. Sejam eles os orixás do Brasil e do Benim, conectados cinematograficamente através do atlântico, no filme o atlântico negro, na rota dos orixás, ou na revolta quase suicida de um Dorival ensandecido pela injustiça, em o dia em que Dorival encarou a guarda, ou ainda, na mitológica capoeira de Besouro Mangagá, em besouro. Os filmes neguinho e kika e sete minutos, curtas-metragens que compõem a coletânea de curtas intitulada sete curtas premiados, ambos tendo como referência para ação e personagens os subúrbios e morros cariocas, formando uma atmosfera de violência oriunda de tráfico e morte, recorrente no cinema brasileiro e muito explorada em filmes como tropa de elite e cidade de deus, sugerem, num diagnóstico sociológico, a periferia como lugar por excelência do negro. O moleque trata da vingança de um jovem negro atormentado por garotos que lhe sacaneavam por causa de sua cor; em vista a minha pele emerge um mundo em que há uma inversão inusitada: quem domina são os negors, os brancos estão oprimidos e pobres. Em todos, algo comum: o negro é o protagonista.

Acompanhe a programação:

Quarta-feira, 17 de Novembro, às 19h:

Filme: “O Atlântico Negro: na rota dos Orixás”, 1998, 48 min. Direção de Renato Barbieri. Documentário de média-metragem que interliga, através do colossal oceano atlântico, voduns do Benim africano e orixás brasileiros,

Quinta-feira, 18 de novembro, às 19h:

Filmes: “Maré Capoeira”, 2005, 15 min. Direção: Paola Leblanc. “Neguinho e Kika”, 2005, 18 min. Direção de Luciano Vidigal. “Sete minutos”, 2007, 07 min. Direção: Cavi Borges, Júlio Pecly e Paulo Silva. “O dia em que Dorival encarou a guarda”. 1986, 15 min. Direção: Jorge Furtado.

Sexta-feira, 19 de Novembro de 2010, 19h:

Filmes: “Vista a minha pele”, 2004, 15 min. Direção de Joel Zito Araújo. “O moleque”, Direção: Ari Candido Fernandes. Adaptado do conto homônimo de Lima Barreto. 2004, 13 min. “O dia em que Dorival encarou a guarda”. 1986, 15 min. Direção: Jorge Furtado.
“Neguinho e Kika”, 2005, 18 min. Direção: Luciano Vidigal.

Terça-feira, 23 de Novembro de 2010, 18h:

Filmes: “Neguinho e Kika”, 2005, 18 min. Direção de Luciano Vidigal.
“Besouro”, 2009, 95 min. Direção: João Manuel Tikhoumiroff. A história de Besouro Maringá, legendário capoeirista, que tinha o dom de desaparecer sempre que se fazia necessário. Dizia-se, inclusive, que Besouro tinha o corpo fechado. Será mesmo?


Kid Quaresma

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Horror em Outeiro

O CINECLUBE BELÉM INSULAR APRESENTA A


II Sessão Horror no Bosque, curta-horror.

Outeiro, Escola Bosque, Auditório, 09 de Novembro, 18 h.


Retorno das atividades do Cineclube Belém Insular em novembro! Devido às peculiaridades do mês de Outubro, mês das crianças e dos feriados, mês das eleições, demos um jeito de adequar as atividades do cineclube ao contexto e não realizamos sessões no horário de sempre. Mas retornamos, e com horror.

Experimentalismo e temas macabros sacodem o público do Cineclube Belém Insular. Venha para a sessão Curta-Horror e compreenda porque o horror é um gênero tão difundido nos dias de hoje. A sessão traz uma novidade: um filme estrangeiro, Corta, realizado na Coréia do Sul pelo contemporâneo Park Chaan-Wook, com o virtuosismo típico do diretor asiático.

Filmes: Behemoth, 2002, SP, 06 min, direção: Carlos G. Gananian. Nocturnu, 1998, RS, 11 min. Direção: Dennison Ramalho. Wragda, 2004, 11 min. Direção: Frederico Cardoso. Cut (Corta). Direção: Park Chan-Wook. Coréia do Sul, 40min.

Kid Quaresma